Marketplace: quais os benefícios para o setor financeiro

Nova estratégia de vendas tem se tornado tendência no mundo dos negócios

Da Redação


O marketplace, de forma geral, é um site de comércio eletrônico que reúne não apenas um, mas vários vendedores, profissionais, independentes ou particulares. No início, ele não era dirigido ao grande público, mas, sim, ao B2B (Business-to-business). No entanto, com a democratização das compras através da internet, o termo marketplace evoluiu para se estender à venda de profissionais para indivíduos ou mesmo entre indivíduos.

Nesse tipo de plataforma, os vendedores têm a oportunidade de vender os seus produtos ou serviços online, em troca de uma taxa cobrada pelo site a cada venda. Essa é a situação mais comum, mas existem outros modelos de cobrança, baseados em custos fixos de vendas, assinaturas, custos de inserção, entre outros. 

Plataformas como o Mercado Livre, no Brasil, e o eBay, nos Estados Unidos, são exemplos de marketplace. Eles permitem que os vendedores se beneficiem das funcionalidades de sua plataforma e das centenas de milhares de visitantes que atraem a cada mês. Alguns sites também oferecem suporte de armazenamento e remessa de produtos para fornecer uma ótima experiência do usuário, tanto para o vendedor, quanto para o comprador.

Marketplace financeiro

Essa experiência tão positiva possibilitada pelo marketplace tem migrado para outros setores da economia. O marketplace financeiro, por exemplo, tem se tornado uma tendência no mundo dos negócios. Não há nenhuma novidade quanto ao funcionamento da plataforma; o que muda é o tipo de produto/serviço oferecido. Afinal, estamos falando de empresas que atuam no mercado financeiro.

Bancos, seguradoras, corretoras, operadoras de câmbio, entre outras instituições, agora podem oferecer seus serviços, através de uma plataforma de marketplace. Se você está querendo contratar um empréstimo, consultar linhas de crédito e requerer um cartão de crédito, por exemplo, poderá encontrar todos esses serviços e seus vários fornecedores em um só local. Dessa forma, é muito mais fácil comparar as vantagens e desvantagens de uma empresa para outra. 

Nesse cenário, pequenas empresas podem competir diretamente com os grandes bancos. Afinal, toda instituição que ofereça serviços financeiros pode fazer parte da plataforma e oferecer suas soluções diretamente para os clientes. Isso dá mais dinamicidade para o mercado, criando uma competitividade saudável e oferecendo mais possibilidades para os interessados nesses serviços.

No setor financeiro, diversos profissionais podem atuar em conjunto, como os profissionais do curso de ciências contábeis, economia, matemática, entre outros. O marketplace funciona da mesma forma, unindo vários tipos de empresas e de serviços em um site onde o cliente pode escolher fechar negócio com aquele que apresenta a melhor oferta. É bom para as instituições financeiras, que encontraram um novo canal de vendas, e é bom também para os consumidores, pois facilita a pesquisa de preços. 

A tendência para um futuro próximo é que qualquer forma de intermediação seja substituída por um equivalente mais moderno, direto e digital, ou seja, tudo o que um marketplace oferece. Como os serviços financeiros, de maneira geral, realizam a intermediação entre as instituições que têm dinheiro e as pessoas que precisam desse dinheiro, esse setor será significativamente impactado.

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